Ativos Ambientais

Cada certificado, emitido por parte independente, após auditoria externa, verifica uma série de entradas e saídas de forma mensurável, garantindo assim a integridade ambiental, a transparência e a rastreabilidade de todos os produtos, incluindo os ativos ambientais gerados, que incluem:

  • i-Recs: certificados de atributo ambiental, internacional, que garantem o consumo de energia renovável por quem o adquire, reduzindo as emissões do escopo 2 de inventário de GEE dos compradores;
  • CBIO: certificado de atributo ambiental, parte da política nacional do RenovaBio, que visa reduzir as emissões dos gases que causam mudanças do clima no setor de transportes; fomentar a eficiência na produção de biocombustíveis, bem como aumentar as ofertas destes;
  • Credito de carbono – metano evitado: ao desviar orgânicos de aterros, evita-se a emissão de metano para a atmosfera. Dessa forma gerando certificados de atributo ambiental, internacional, que pode ser usado para compensar as emissões de GEE de empresa e pessoas físicas, que tenham tais compromissos individuais e regulatórios;
  • Crédito de carbono – substituição de combustível fóssil em indústria pelo Bio CDR e/ou biometano sem ser para uso veicular, uma biomassa residual do processo com poder calorífico equivalente ao do cavaco. Os certificados de atributo ambiental são, neste caso, apenas da indústria que efetuou a troca e não dos fornecedores do Bio CDR.

A figura a seguir resume de forma ilustrativa os insumos, processos e produtos, incluindo ativos ambientais gerados pelos nossos projetos de Biodigestão:

Procurando por créditos de carbono com alta contribuição para o desenvolvimento sustentável, fale conosco

A figura acima resume de forma ilustrativa os insumos, processos e produtos, incluindo ativos ambientais gerados pelos nossos projetos de mineração urbana, que podem gerar créditos de logística reversa e pagamento por serviços ambientais para os cooperados envolvidos em novos projetos.

Enquanto os CBIOs só podem ser comercializados em ambiente anônimo na B3, os demais certificados são comercializados bilateralmente.

Certificado de Destinação de Carbono Zero

Certificado de Destinação Carbono Neutro Recicláveis orgânicos

Certificado de Destinação Carbono Neutro Descaracterização de Resíduo

Certificado de Coleta e Transporte Carbono Neutro
 

Fomentando transparência e rastreabilidade na cadeia de custódia

Certificados comercializáveis para colaboração em cadeias de valor

Com o objetivo de criar um ambiente de cooperação entre os grandes geradores de resíduos e sua cadeia de valor, os quais já tem liberdade de escolha de fornecedor, a Impacto Energia desenvolveu uma solução comercial que garante que isso ocorra ao ofertar espaço futuro em nossos biodigestores, com coleta e transporte carbono neutro, por meio de certificados comercializáveis entre os elos de uma determinada cadeia de valor, permitindo assim atuação direta das empresa em seu escopo 3 do inventário de GEE.

Posso usar o certificado para fomentar a destinação adequada nos meus clientes na região do projeto?

Sim, sujeito ao prazo de comunicação à Impacto e avaliação de crédito do comprador, o certificado pode ser vendido, trocado ou mesmo doado. É necessário observar o raio economicamente viável do novo gerador de resíduos também.

Quais os benefícios deste fomento?

O principal benefício está ligado ao alcance de metas corporativas, mas também em conformidade legal nos próximos anos. Sendo assim, a oferta da Impacto é sempre baseada em competitividade, o que implica em potencial redução de custos, além dos benefícios de reputação vinculados aos certificados e sua comunicação.

Algum benefício econômico ocorre na revenda do Certificado?

Sim, nossos projetos são feitos sob medida, levando em conta os volumes de resíduos, de forma geral, de nossos clientes, que confiam em nosso histórico e trajetória, ao se comprometerem em contratos de longo prazo. A Impacto não tem interesse em especular sobre o preço futuro do certificado, mas entendemos que o mercado sentirá aumentos de preços, em geral, maiores que os reajustes relacionados à inflação, até por conta do aperto regulatório previsto e o fim da vida útil de muitos aterros. Dessa maneira, uma indústria que adquira certificados hoje, quando os projetos estão em construção, garantem o menor preço possível, permitindo alguma arbitragem futura, respeitando sempre o regulamento, ora em construção.

Venha explorar de forma conjunta e estruturada como podemos apoiar a gestão de resíduos na sua cadeia de valor!