O primeiro projeto da Impacto, que consiste em evitar as emissões de metano do aterro por meio da implementação de um campo de coleta de gás e equipamento de geração de energia, começou a operar comercialmente em Setembro/2020, conforme ilustrado nas fotos ao lado, evitando até 90.000 tCO2e/ano, após alguns meses de atraso devido a pandemia da Covid-19.
A empresa não espera gerar créditos de carbono neste projeto, mas apenas os i-RECs relacionados a eletricidade renovável consumida pelos nossos clientes. AB Energy SPA, empresa italiana de renome no setor, forneceu os moto-geradores e é responsável pela manutenção preventiva e corretiva. Todo o EPC deste projeto foi realizado pela ENESA Engenharia S.A. Toda a energia renovável deste projeto visa suprir as demandas do grupo Santander e Grupo Sim para todo o estado do Rio Grande do Sul, sob as regras de geração distribuída localmente.
Captação de biogás no aterro sanitário
O aterro sanitário possui 65 poços perfurados para uma produção de 1.200 Nm3/h de biogás. Cada cabeça de poço opera de forma independente. A operação monitora o teor de biometano (CH4) e a concentração de oxigênio (O2) com o uso de uma analisador portátil, diariamente. As cabeças de poço são interligadas a dois sistemas coletores (manifolds) com tubulações de polietileno de alta densidade (PEAD). O comprimento total destas interligações entre cabeças de poço e manifolds ultrapassa 35 km.
Vista aérea do Aterro Sanitário Meioeste – Candiota/RS
O aterro sanitário de Candiota recebe diariamente cerca de 900 ton de resíduos sólidos urbano (RSU) de toda região sul do estado do Rio Grande do Sul. O aterro sanitário segue todas as determinações ambientais de operação e controle, sendo frequentemente auditado pelo órgão ambiental estadual – FEPAM. Com vazão de biogás disponível, a unidade termoelétrica tem capacidade de gerar até 3 MWe de energia elétrica renovável. Esta eletricidade renovável é fornecida a clientes locais com contratos de modalidade de Geração Distribuída de Energia Elétrica. A unidade de geração de energia opera 24 horas por dia, durante o ano todo.
Unidade de Geração de Energia Elétrica
Esta unidade geradora de energia renovável é composta por 2 motogeradores Jenbacher, a maior e mais confiável fabricantes de equipamentos deste setor. A unidade possui uma área de aproximadamente 15.000m2 e iniciou sua operação em setembro de 2020. Atendemos todos os requisitos ambientais da legislação estabelecida pela FEPAM, com fiscalização frequente de nossas atividades. Com esta unidade, o aterro sanitário de Candiota deixa de emitir mais de 8 milhões de m3 de biogás por ano ao meio ambiente, transformando esta emissão em aproximadamente 16 GWh de energia elétrica limpa e renovável.
Unidade de Captação e Tratamento de biogás do aterro sanitário
Esta unidade é composta por dois sopradores com capacidade total de 1.800 Nm3/h que transferem continuamente o biogás do aterro sanitário para o sistema de tratamento e condicionamento. O sistema de tratamento é responsável por retirar toda a umidade e uma fração dos contaminantes contidos no biogás do aterro sanitário, tais como siloxano. Esta unidade resfria o biogás até 2OC que é filtrado em colunas de recheio para depois ser encaminhado aos motogeradores.
O condensado resultado dessa operação retorna ao aterro sanitário para tratamento adequado.