Será adotado o Sistema de classificação da indústria sustentável® (sics®) IF-WM, preparado pelo Conselho de Normas Contábeis de Sustentabilidade e seus indicadores recomendados para gestão de resíduos.
Atividades Principais e ESG
Mudanças climáticas: no nível do projeto (300 ton/dia), este é um projeto de carbono negativo que:
- Evita as emissões de GEE desviando orgânicos do aterro em 120ktCO2e/ano;
- Produz GN renovável, o que reduz ainda mais as emissões de GEE em 13ktCO2e/ano;
- Produz BioCDR, que reduz ainda mais as emissões de GEE em 7ktCO2e/ano;
- Economia circular;
- Crédito de carbono – substituição de combustível fóssil em indústria pelo Bio CDR e/ou biometano sem ser para uso veicular, uma biomassa residual do processo com poder calorífico equivalente ao do cavaco. Os certificados de atributo ambiental são, neste caso, apenas da indústria que efetuou a troca e não dos fornecedores do Bio CDR.
Economia circular:
Desviar orgânicos do aterro significa reciclar recursos renováveis, que representam mais de 50% do mercado total de resíduos.
Ativos ambientais tangíveis com 100% de rastreabilidade.
Desviar orgânicos do aterro significa reciclar recursos renováveis, que representam mais de 50% do mercado total de resíduos.
- Metodologias internacionalmente aceitas;
- Receita adicional significativa;
Também pode ser certificado pela Climate Bonds Initiative (Labeled Green Bond), pois tem uma análise de ciclo de vida com índice maior que 80% (estimada).
Resiliência de Negócios e ESG
Riscos da cadeia de valor:
Numa visão mais ampla do setor abrangido pela PNRS, fragilidades como baixo nível de transparência, regulação ineficaz, assimetrias de mercado e baixo alinhamento de interesses, dificultam a penetração de soluções adequadas e já viáveis neste setor e podem dificultar o nosso crescimento.
Oportunidades da cadeia de valor:
- Apoiar o elo fraco do mercado: Através de um modelo de negócio social objetivamos integrar as “Cooperativas de Mineração Urbana”, que são legalmente responsáveis pela reciclagem de material técnico, providenciando gestão, contratos e financiamento para equipamentos necessários para esse fim;
- Aumentar a transparência e a cooperação na cadeia de custódia: Por meio de uma Plataforma Digital, reduzir assimetrias de informações por meio de maior transparência, ferramentas e espaço para um alinhamento mais amplo de interesses na cadeia de valor, colaboração e crescimento adicional;
- Fornecimento de energia renovável: Independente do combustível desejado (eletricidade renovável; biometano e no futuro hidrogênio) pelos nossos parceiros, responsáveis pela coleta e transporte de resíduos, limparemos toda a cadeia de valor do carbono relacionado ao escopo 3 das emissões de GEE;
- Educação Ambiental: Por meio de processos de educação formais e não formais, buscamos conscientizar acerca de necessidade de tratar resíduos como materiais a serem reaproveitados. Para tanto, separar resíduos em 3 frações em casa ou no trabalho é peca chave para o alcance de altos índices de reciclagem.
Ativos sociais tangíveis com 100% de rastreabilidade:
Os ODS verificados por terceiros dentro de um registro internacional rastrearão e contabilizarão os impactos positivos relacionados ao empreendimento social de Mineração Urbana, particularmente, em relação aos indicadores centrais reais dos seguintes ODS: pobreza, desigualdade, gênero, produção e consumo responsáveis, além dos ativos ambientais, que estão relacionados à ação contra as mudanças climáticas; energia limpa e acessível e, por fim, cooperação.